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10 dicas para redução de custos de Telecom

Publicado : 16 de Maio de 2016.

 

Redução de Custos​Quando a economia entra em recessão, ou lamentamos, ou vamos em busca de melhorias na eficiência e oportunidades de redução de custos. 

 

Os custos de Telecom não são os maiores de uma empresa, mas são os mais rápidos de serem evitados e reduzidos.

 

Vamos conhecer as 10 principais frentes de redução de custos que as empresas podem praticar:
 
1. Auditoria de Faturas: as operadoras, em geral, emitem faturas de telefonia com erros nos valores ou serviços cobrados. Empresas podem recuperar mensalmente esses valores e de até 3 anos do passado. 
 
2. Inventário: o inventário de telefonia móvel, principalmente, é difícil, mas quando empresas usam softwares e processos para garantir atualização contínua, deixam de pagar por linhas que não utilizam. 
 
3. Contratos: empresas especializadas oferecem consultorias para identificar as melhores tarifas para negociação de contratos. 
 
4. Roaming: o vilão do momento é o roaming internacional de dados. Pode-se evitar esse tipo de custos através de processos, apps que identificam usuários em roaming e dispositivos específicos para isso, do tamanho de um smartphone e que se conectam nas redes 3G das operadoras em outros países e permitem que até 5 dispositivos sejam conectados e naveguem por poucos dólares de custo por dia. 
 
5. Uso: ao utilizar um software para gestão de gastos de telecom, é possível entender os gastos da sua companhia e com pequenas adequações nos pacotes contratados, aplicação de políticas de uso ou recomendações, traz-se reduções interessantíssimas. 
 
6. Co-billing: com a portabilidade, empresas trocam de operadora e na maioria da vezes não percebem que o código da operadora antiga está nos celulares de seus colaboradores. 
 
7. Rateio dos Custos por Unidades de Negócio: quando todos os custos são rateados entre áreas ou departamentos, gera-se o que chamamos de gestão descentralizada; ou seja, todos os gestores da empresa passam a cuidar do consumo de serviços de telecom. Isso gera uma cultura corporativa de guerra contra o desperdício. 
 
8. Impressão: erros nas faturas e uso indiscriminado são evitados com gestão dos gastos de impressão. Da mesma forma que se faz a tarifação da telefonia, faz-se a tarifação da impressão e o rateio por centro de custo.
 
9. Dispositivo Ideal: empresas entregam dispositivos caros para atividades que poderiam ser feitas com outros que custam metade do valor. Uma boa análise traz a informação necessária para uma boa tomada de decisão.
 
10. BYOD: poucas empresas no Brasil implantaram programas para BringYourOwnDevice (BYOD), mas também pode ser uma importante frente de redução de custos. 
 
Essas são algumas frentes, mas com a combinação de software, processos e pessoas, o resultado sempre é impressionante.

 

Fonte: Baguete